segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Finalmente

Transcrevemos, na íntegra, a notícia publicada no site da Câmara Municipal de Viana do Castelo, sobre a adjudicação da empreitada de requalificação e ampliação da nossa escola.

"A Câmara Municipal de Viana do Castelo adjudicou a empreitada de requalificação e ampliação da Escola EB1 de Afife. O estabelecimento escolar, que assinala em 2009 o seu centenário, é um edifico notável do ponto de vista arquitectónico por se tratar de um dos poucos exemplares do Arquitecto Adães Bermudes, estando por isso classificada como escola de valor patrimonial nacional.
A Escola de Afife, construída em 1909, é uma referência no país das primeiras escolas da República e está classificada como Escola de Valor Patrimonial. No concelho, apenas a escola de Igreja (Barroselas), que se encontra desactivada, tem a mesma tipologia. Integra o Plano Centenário de Salazar, sob o qual todas as escolas eram projectadas e construídas com o mesmo modelo e estrutura e com o traço de três arquitectos: Adães Bermudes, Conde Ferreira e Rogério de Azevedo.
O projecto de remodelação e ampliação integra a remodelação e a adaptação de um equipamento escolar existente, um edifício notável do ponto de vista arquitectónico e que encontra muito degradado. Assim, a intervenção pretende dotar o edifício existente de uma cozinha (que funcionará como apoio ao serviço de catering), um refeitório e espaços de apoio com condições higienizadas de funcionamento, instalações sanitárias adequadas e uma biblioteca-mediateca.
No primeiro piso mantém-se uma das salas existentes e a outra será dividida, passando este espaço a funcionar como cozinha, para apoio ao serviço de catering e refeitório. Também no 1º piso será instalada uma biblioteca-mediateca, através da conversão da zona onde agora funciona o refeitório. Este espaço funcionará contiguamente a um recreio coberto fechado.
A ampliação, sob a forma de dois volumes que intersectam a cobertura inclinada do alpendre existente, assegura a instalação de uma sala de professores, um gabinete de saúde, instalações sanitárias para alunos, alunas, professores e pessoas com mobilidade reduzida, arrumos e uma área de balneários para os funcionários. Num terceiro volume localiza-se a escada de acesso segundo piso e uma área de alpendre que funciona como recreio exterior coberto".

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário não aparecerá automaticamente, será moderado.